sábado, 13 de agosto de 2011


PAZ
Mohandas Karamchand Gandhi (em hindi: मोहनदास करमचन् गान्धी; em guzerate: મોહનદાસ કરમચંદ ગાંધી; Porbandar, 2 de outubro de 1869 — Nova Déli, 30 de janeiro de 1948), mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (do sânscrito "Mahatma", "A Grande Alma") foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.
O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Freqüentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).
...
Gandhi mostrou ao mundo que para vencer uma guerra não se precisa ferir a carne, mas sim, o coração. O ser humano, por pior que seja tem sentimentos, mesmo que seja para consigo mesmo, ou apenas com sua família. O principio da “ação e reação” diz: tudo que se faz, provoca uma reação de igual valor.
Se você fere alguém com violência, essa pessoa vai querer te ferir com a mesma violência, Gandhi contornou o problema de maneira bem inteligente, sua reação era devolvida apenas com demonstrações de que estava sofrendo, mas sem ferir ou agir de maneira violenta, apenas palavras, gestos e ações pacificas.
Por que não podemos seguir os passos, por que a humanidade insiste que brigas devem ser com armas e mortes. Por que as guerras não podem ser de travesseiro, as balas não podem ser apenas doces, as mortes cinematográficas, o sangue poderia ser de groselha, que daria muito trabalho pra tirar da roupa, mas melhor do que tirar sangue de verdade da mesma.
Anseio o dia que o homem perceba que evoluiu ao ponto de criar a linguagem para usa-la mais do que como uma matéria ou para conversas em grupos ou ofender os outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário